Sistemas Agroflorestais

Um sistema agroflorestal ou SAF é uma forma de agricultura onde o uso e ocupação do solo se dá pelo plantio consorciado de espécies florestais como árvores e arbustos com culturas agrícolas ou forrageiras.

Portanto, é um sistema em que o produtor rural consorcia em uma mesma área árvores com culturas agrícolas, possibilitando melhorias ambientais como a regeneração do solo, aporte de matéria orgânica, atração da fauna, infiltração de águas pluviais, controle de processos erosivos, dinamização da restauração ecológica, diversificação de produção e autonomia.

Conforme Decreto Federal n° 7.830, de 12 de outubro de 2012, Artigo 2º, inciso XVI, ou pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Instrução Normativa no 05 de 2009, define-se Sistema Agroflorestal como:

“Sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes, são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas, forrageiras em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre estes componentes”.

O projeto Pomares da Mata Atlântica prevê o plantio de 75 hectares de SAFs em propriedades rurais de agricultores familiares na área de atuação do projeto. Serão implantadas árvores nativas da Mata Atlântica, incluindo frutíferas, em consórcio com cacau, banana, milho, feijão, entre outras culturas de interesse dos agricultores, para que além de todo benefício ambiental relacionado aos SAFs o projeto contribua com a segurança alimentar e a geração de renda nas comunidades envolvidas.

Aguarde..