A Mata Atlântica é um bioma rico em espécies frutíferas, porém, estas não foram assimiladas pela nossa cultura moderna e muitas ficaram esquecidas. Resgatar e fomentar a utilização e a riqueza dessas espécies frutíferas proporciona benefícios ecológicos traduzidos nos cultivos e plantios dessas espécies tanto para preservação como para uso.
No Projeto Pomares da Mata Atlântica, os pomares são as áreas de cultivo de espécies nativas da mata atlântica cujos frutos são consumidos e apreciados pelas pessoas.
O intuito dos pomares é fazer conhecidas e cultivadas essas espécies nativas frutíferas e assim plantadas e conservadas pela sua utilização! Geralmente temos nos nossos pomares ou quintais apenas frutas exóticas de outros países (mangueiras, jaqueiras, laranjeiras, limoeiros...). Quem nunca experimentou uma castanha de sapucaia, provou o fruto do mucugê, ou o fruto do paraju não sabe o que está perdendo!
Resgatar e difundir a riqueza da nossa floresta atlântica, pelos frutos, é o objetivo dos Pomares da Mata Atlântica.
Nessa linha de atuação o projeto fomentará a criação desses “Pomares da Mata” pela distribuição de 85.000 mudas de frutíferas nativas da Mata Atlântica para formação de pelo menos 1.000 pomares.
Para você ter um Pomar da Mata Atlântica é preciso ter um espaço na zona rural, cuidado e carinho com as árvores! À exceção das comunidades parceiras do Projeto para as quais o Programa Arboretum fará a entrega in loco é preciso ir na Base Florestal do Programa Arboretum em Teixeira de Freitas-BA para fazer a retirada das mudas.
Recomendamos o espaçamento de 5x5m entre as árvores do pomar. Ao todo serão 50 espécies frutíferas nativas doadas. E você poderá escolher o tamanho do seu pomar: pequeno (para 25 árvores, sendo 625 m2 necessários); médio (para 50 árvores, sendo necessários 1.250 m2); ou grande (para 75 árvores 1.875 m2).
Os Pomares devem estar ao lado da casa ou em locais de acesso fácil e podem ser plantados junto com outras frutas exóticas. A ideia é de aproximação da diversidade da floresta com as pessoas!
Pomares da Mata Atlântica irá doar as mudas em kits de 25 árvores. Recomendamos duas ou três retiradas (com intervalos de pelo menos 3 meses) para os Pomares médios e grandes para que o proprietário do Pomar possa receber uma maior diversidade de espécies!
As retiradas das mudas ocorrerão entre janeiro de 2023 e outubro de 2024 conforme a agenda definida para retirada das mudas no momento do cadastro.
O cadastro segue uma contagem regressiva do número de pomares disponíveis!
Vamos plantar Pomares da Mata Atlântica!?
Faça já o seu cadastro!