A conservação e recomposição florestal de uma determinada região depende do envolvimento e da aproximação da sociedade como um todo com a Floresta. Para isso, é necessário levar para um público diversificado o conhecimento e a importância dos ecossistemas florestais e as riquezas dos recursos naturais associados, criando incentivos e motivando as pessoas a preservarem, plantarem e cuidarem deste patrimônio.
Pensando em experiências que promovam a valorização da biodiversidade florestal da Mata Atlântica, o projeto prevê ações de educação ambiental que incluem oficinas, cursos, rodas de conversas, vivências de sensibilização, saídas de campos e diversas atividades nas escolas e comunidades rurais envolvidas no projeto.
As ações de Educação Ambiental (EA) no âmbito do projeto Pomares tem o intuito de difundir o conhecimento e a conservação da Mata Atlântica em 8 escolas rurais envolvendo processos educativos ao longo de 1 ano. Em cada escola, as ações de EA são elaboradas considerando a realidade escolar, onde o planejamento é feito junto aos professores e a direção almejando uma maior integração com os conteúdos e proposta de ensino das escolas.
Escolas envolvidas nesta primeira etapa do projeto: